Body Lifting

Um corpo bem tonificado com contornos suaves muitas vezes é sinal de boa condição física obtida com dieta saudável e exercício físico. No entanto, o exercício nem sempre proporciona os resultados desejados por pessoas que têm flacidez e contornos irregulares.

Envelhecimento, danos causados pelo sol, gravidez e oscilações significativas no peso, bem como fatores genéticos podem contribuir para a elasticidade precária dos tecidos, resultando em flacidez do abdômen, nádegas, coxas e braços. Se você deseja ter um contorno corporal mais delineado e jovem, o body lifting pode lhe ajudar a alcançar seus objetivos.

Ademais, melhora a forma e o tônus do tecido subjacente que sustenta gordura e pele. Gordura em excesso e flacidez da pele são removidas para tratar problemas causados, em parte, pela elasticidade precária dos tecidos.

O body lifting pode ser realizado nas seguintes áreas:

• Área abdominal, localmente ou se estendendo em torno das laterais, na área inferior das costas;
  • Glúteo, que pode ser baixo, plano ou em forma irregular;
  • Coxa, incluindo a parte externa, interna, posterior ou circunferencialmente, e;

O body lifting não se destina estritamente à remoção do excesso de gordura. A lipoaspiração pode remover o excesso de depósitos de gordura, onde a pele tem boa elasticidade e é capaz de, naturalmente, estar em conformidade com o novo contorno do corpo. Nos casos em que a elasticidade da pele é precária, uma combinação de técnicas de lipoaspiração e de lifting pode ser recomendada.

Como saber se esta cirurgia é indicada para mim?

Antes de decidir se submeter à cirurgia, a perda de peso deve estar estabilizada. Mulheres que consideram futuras gestações devem postergar o procedimento, já que a gravidez pode minimizar os resultados. Bons candidatos à cirurgia são:

• Indivíduos com flacidez significativa dos tecidos moles em uma ou várias áreas do corpo;
  • Indivíduos saudáveis que não tenham condições médicas que possam prejudicar a cicatrização ou aumentar o risco de cirurgia;
  • Indivíduos não fumantes;
  • Indivíduos com atitude positiva e expectativas realistas do resultado cirúrgico;
  • Indivíduos empenhados em levar uma vida saudável, incluindo alimentação adequada e boa forma.

• A razão pela qual quer se submeter à cirurgia, as suas expectativas e o resultado desejado;
  • As opções cirúrgicas disponíveis;
  • As condições médicas, alergia medicamentosa e tratamento médico;
  • O uso atual de medicamento, vitamina, medicamentos naturais, fumo, álcool e drogas;

• Examinar e medir seu corpo;
  • Fotografar para prontuário médico;
  • Discutir suas opções e recomendar a mais adequada;
  • Discutir os possíveis resultados da cirurgia e quaisquer riscos ou complicações potenciais.

A decisão de se submeter ao procedimento cirúrgico é pessoal e é você quem deve decidir se os benefícios atingirão seus objetivos e se os riscos e potenciais complicações são aceitáveis. Seu cirurgião plástico e/ou equipe irão lhe explicar, em detalhes, os riscos associados à cirurgia.

• Necrose da pele;
  • Dormência ou outras alterações na sensibilidade da pele;
  • Despigmentação da pele e/ou inchaço prolongado;
  • Necrose do tecido adiposo (necrose da gordura);
  • Deiscência (reabertura de uma ferida previamente aberta);
  • Assimetria;
  • Flacidez recorrente da pele;
  • Inchaço persistente nas pernas;
  • Possibilidade de novo procedimento cirúrgico (retoque);
  • Fios de suturas podem espontaneamente emergir na pele, tornando-se visíveis ou produzir irritação que exijam sua remoção.

Após a cirurgia, serão dadas instruções especiais, incluindo como cuidar da ferida operatória e dos drenos, medicamentos para tomar por via oral para ajudar a reduzir o potencial de infecção, cuidados específicos com o local da cirurgia, com seu estado de saúde, e acompanhamento pós-operatório com seu cirurgião plástico.

Se, após a cirurgia, você sentir falta de ar, dores no peito ou batimentos cardíacos anormais, procure atendimento médico imediatamente. Se algumas destas complicações ocorrerem, você pode precisar de internação e de tratamento adicional.

Os resultados do body lifting são visíveis quase imediatamente. No entanto, pode levar até 1-2 anos, ou mais, para que os resultados dos procedimentos apareçam completamente. A manutenção do resultado depende de você manter peso estável e boa forma, do seu tipo de pele e de características hereditárias. Como o corpo envelhece, é natural perder certa firmeza com o passar do tempo.

Vale ressaltar que a prática da medicina e da cirurgia não são uma ciência exata. Apesar de serem esperados bons resultados, não há garantia. Em algumas situações, pode não ser possível atingir os melhores resultados com um único procedimento cirúrgico, sendo necessária uma nova cirurgia.