Lifting de Braço

Também conhecido como lifting braquial ou braquioplastia, o lifting de braço reduz o excesso de pele e de gordura entre a axila e o cotovelo, remodelando o braço e deixando a pele mais lisa e com contornos suaves, resultando em aparência tonificada.

Oscilações no peso, envelhecimento e fatores hereditários podem fazer com que os braços fiquem com aparência flácida. O exercício pode fortalecer e melhorar o tônus muscular do braço, mas não trata o excesso de pele que perdeu elasticidade ou os tecidos subjacentes enfraquecidos e a gordura localizada. Se a parte inferior dos seus braços é flácida devido ao excesso de pele e de gordura, o lifting de braço é indicado.

Observação: Para que se obtenha melhora na sua imagem, a cicatriz será na parte interna do braço.

Abaixo relacionamos as respostas para os principais questionamentos que pacientes costumam apresentar:

Como saber se o Lifting de Braço é indicada para mim?

• De modo geral, candidatos ao Lifting de Braço são:
  • Adultos com flacidez significativa na pele do braço;
  • Adultos de qualquer idade, cujo peso é relativamente estável e que não estejam acima do peso;
  • Indivíduos saudáveis sem patologia que possa prejudicar a cicatrização ou aumentar o risco da cirurgia;
  • Indivíduos não-fumantes;
  • Indivíduos com perspectiva positiva e expectativas realistas.

• A razão pela qual quer se submeter à cirurgia, as suas expectativas e o resultado desejado;
  • As opções cirúrgicas disponíveis;
  • As condições médicas, alergia medicamentosa e tratamento médico;
  • O uso atual de medicamento, vitamina, medicamentos naturais, fumo, álcool e drogas;

• Examinar e medir seu corpo;
  • Fotografar para prontuário médico;
  • Discutir suas opções e recomendar a mais adequada;
  • Discutir os possíveis resultados da cirurgia e quaisquer riscos ou complicações potenciais.

A decisão de se submeter à cirurgia de lifting de braço é pessoal e é você quem deve decidir se os benefícios atingirão seus objetivos e se os riscos e potenciais complicações são aceitáveis. Você deverá assinar o termo de consentimento para assegurar que compreendeu plenamente o procedimento ao qual vai se submeter e quaisquer riscos ou complicações potenciais, que são:

• Necrose da pele;
  • Dormência ou outras alterações na sensibilidade da pele;
  • Despigmentação da pele e/ou inchaço prolongado;
  • Necrose do tecido adiposo (necrose da gordura);
  • Deiscência (reabertura de uma ferida previamente aberta);
  • Assimetria;
  • Flacidez recorrente da pele;
  • Inchaço persistente nas pernas;
  • Possibilidade de novo procedimento cirúrgico (retoque);
  • Fios de suturas podem espontaneamente emergir na pele, tornando-se visíveis ou produzir irritação que exijam sua remoção.

Após ter recebido alta, se você sentir falta de ar, dores no peito ou batimentos cardíacos anormais, procure atendimento médico imediatamente. Se algumas destas complicações ocorrerem, você poderá precisar de internação e de tratamento adicional.

A manutenção do resultado depende de você manter peso estável e boa forma, do seu tipo de pele e de características hereditárias. Como o corpo envelhece, é natural perder certa firmeza com o passar do tempo.

Vale ressaltar que a prática da medicina e da cirurgia não é uma ciência exata. Apesar de serem esperados bons resultados, não há garantia. Em algumas situações, pode não ser possível atingir os melhores resultados com um único procedimento cirúrgico, sendo necessária uma nova cirurgia.

Lembre-se: É importante que você tire todas as suas dúvidas diretamente com o cirurgião plástico sobre o procedimento ao qual será submetido. É natural que sinta um pouco de ansiedade, que tenha expectativa com o resultado ou estresse pré-operatório. Não tenha vergonha de discutir esses sentimentos com seu cirurgião plástico. Saiba mais detalhes sobre cirurgias acessando o site da Sociedade Brasileira de cirurgia plástica.