Cirurgia de Queixo

A Cirurgia de Queixo, também conhecida como mentoplastia, destina-se a diminuir ou aumentar o queixo (mento). Este tem seu posicionamento ideal na face, obedecendo a certos limites, o que confere harmonia ao rosto. Contudo, não é incomum que o queixo apresente uma posição mais avançada ou mais retraída, comprometendo, assim, a beleza e a harmonia do rosto.

A Cirurgia de Queixo mais comum é aquela que visa corrigir o retro-posicionamento (queixo retraído), e isso é feito por meio da inclusão de uma peça de silicone ou utilizando osso do(a) próprio(a) paciente. Não é possível prever com exatidão o aspecto final, pois serão as condições locais da retração que vão delimitar o tamanho do aumento a ser feito. Quanto à diminuição do queixo, esta será realizada retirando-se parte do osso, o que também encontra limitações naturais acerca do quanto poderá ser diminuído. De igual maneira, o resultado não poderá ser previsto com exatidão.

Finalidade da Cirurgia de Queixo

A finalidade principal da Cirurgia de Queixo é melhorar o equilíbrio da fisionomia do(a) paciente, mantendo, porém, suas características individuais. Note, porém, que a cirurgia de queixo não tem o poder e nem a função de modificar a oclusão dentária (mordida), bem como não substitui a realização de cirurgia ortognática na mandíbula e/ou maxilar, caso estes procedimentos já tenham sido indicados ao paciente por seu profissional de confiança.

Que tipo de anestesia é aplicada nesta cirurgia?

Tratando-se apenas de correção do mento (queixo), a anestesia será local (com ou sem sedação, dependendo do caso), todavia, se o ato cirúrgico estiver associado a outras intervenções, poderá ser utilizada a anestesia geral.

Quanto tempo dura a cirurgia?

O tempo de duração da cirurgia é, em média 1 hora, podendo ser maior.

Quanto tempo de internação?

O período de internação é de 1 a 2 horas, podendo variar para mais, de acordo com a reação de cada paciente.

Como se dará o processo de cicatrização?

Quando o aumento ou a diminuição do queixo são feitos por dentro da boca, as cicatrizes ficarão ocultas entre o lábio e a gengiva. Quando o aumento é realizado através da pele, sob o queixo, será feita uma pequena incisão na parte inferior do queixo.

Esta cicatriz, nos primeiros meses de pós, se mostrará mais dura, um pouco elevada e avermelhada. Posteriormente, dependendo do tipo e pele do(a) paciente, e na maioria dos casos, ficará bem pouco aparente.

Quando é feita apenas a enxertia de gordura, não existirá cicatriz, todavia, este é um caso restrito.

O pós-operatório é doloroso?

Geralmente não há dor, se houver é mínima. Em havendo, debela-se com uso de analgésicos comuns. O mais frequente é que o(a) paciente sinta uma sensação de volume local, causada pelo edema (inchaço) natural no pós-operatório do procedimento cirúrgico.

Existe a colocação de curativos?

É utilizado um curativo local cuja finalidade é a de ajudar a manter a prótese imobilizada, além de servir de proteção a eventuais traumatismos que possam ocorrer nos primeiros dias. O paciente não deve molhar o curativo

Quanto tempo é necessário permanecer em repouso após a cirurgia?

Dependendo do tipo de atividade, apenas um dia de repouso será suficiente. Casos especiais poderão demandar cuidados por mais dias. Falar com seu médico sobre isto. Todavia não é necessário repouso absoluto.

Deverei seguir algum tipo de dieta após a cirurgia?

É necessário ingerir apenas alimentos moles (pastosos) nos primeiros 4 dias. Também recomenda-se evitar falar desnecessariamente durante este período.

Existe a possibilidade de meu organismo rejeitar a prótese?

A prótese usada na mentoplatia de aumento pode vir a ser eliminada, o que é raro, e quando isto ocorre é devido a problemas surgidos no pós-operatório, tais como infecção, traumatismo sobre a área operada, hemorragia etc. Nesses casos, retira-se a peça mediante uma simples cirurgia sob anestesia local. Posteriormente, poderá ser reintroduzida uma nova prótese.

Quais as recomendações pré-operatórias que deverei seguir?

O paciente deverá informar, até a véspera da cirurgia, casos de virose, febre, infecção na garganta e, principalmente, algum dente da arcada inferior que esteja infeccionado ou inflamado (neste caso há que tratá-lo antes de se submeter à mentoplastia).

Deverá, também, internar-se no hospital/clínica determinado(a) no dia e hora indicados na guia de internação. Em caso de anestesia local, permite-se uma refeição leve até 2 horas antes da cirurgia. Em se tratando de anestesia geral, manter-se em jejum de 12 horas. O(a) paciente deve comparecer à internação acompanhado(a).

Além dos riscos inerentes a toda e qualquer cirurgia, ainda a mentoplastia pode apresentar os seguintes riscos:

• Aumento ou diminuição insatisfatórios ao(à) paciente, devido às limitações determinadas pelo próprio local da cirurgia;
  • No aumento de queixo, pode haver deslocamento ou exposição da prótese, sendo esta retirada em caráter provisório (ou definitivo em situações raras);
  • Infecção local;
  • Endurecimento dos tecidos no local da cirurgia, por contratura capsular (na prótese).
  • Deslocamento da prótese, requerendo reposicionamento da mesma;
  • Acúmulo de sangue ou secreções no local da cirurgia, levando a hematoma, seroma ou abscesso;
  • Cicatrizes aparentes;

Muito raramente pode ainda ocorrer:

• Erosão óssea na mandíbula, acompanhada de dor e eventual prejuízo para a dentição local;
  • Na diminuição do queixo pode ocorrer flacidez ou pequeno excesso de pele na região do pescoço;
  • Alterações na sensibilidade local podem ocorrer tanto no aumento, quanto na diminuição do queixo.

Quais os cuidados pós-operatórios que deverei seguir?

• Evitar sol, friagem e traumatismo no local da cirurgia nos 20 primeiros dias de pós-operatório;
  • Escovar os dentes com muito cuidado, usando apenas escova macia e pequena (infantil);
  • Não se preocupar com o edema (inchaço) do queixo, que é natural e pode persistir por dias ou semanas, mas, geralmente, já se mostra pouco evidente após 20 dias;
  • Alimentar-se com alimento pastoso nos primeiros 4 dias e evitar, posteriormente, alimentos sólidos que exijam mastigação intensa. Aguardar a liberação de seu médico para tanto;
  • Retornar ao consultório nos dias e horários preestabelecidos;
  • Não puxar os lábios para tentar visualizar os pontos;
  • Permanecer em seu domicílio nas primeiras 24 horas após a alta hospitalar;
  • Voltar ao trabalho após o 5º dia de pós-operatório;
  • Caminhadas esportivas só após 20 dias de pós. Esporte que necessite colocar a face e o pescoço em movimento ou que coloque esta região em risco, só após 30 dias;
  • Sol direto e intenso liberado após 45 dias, mas com uso de protetor solar e desde que não apresente manchas rochas;
  • Para mulheres: maquiagem possível após 5 dias;
  • Para homens: barbear-se com cuidado na área operada após 5 dias;
  • Alta completa: após seis meses, quando será feita nova sessão de fotos para avaliação da qualidade dos resultados;

Caso você tenha animal de estimação em casa (cão ou gato), evite contato direto com eles nos primeiros 20 dias de pós-operatório e, em hipótese alguma, os deixe subir em seu leito. O contato com qualquer tipo de secreção (especialmente a saliva de cães e gatos) pode elevar o risco de contrair uma infecção com consequências potencialmente sérias.

Importante ter em mente que o bom resultado de sua cirurgia também depende de você. O médico não pode se responsabilizar pelo resultado de cirurgia, cujo pós-operatório foi abandonado pelo(a) paciente.

Toda cirurgia envolve risco e toda intervenção com finalidades tanto estéticas quanto reparadoras podem necessitar um retoque ou refinamento para atingir um melhor resultado. Fale sobre isto com seu médico e se informe, desde já, qual a melhor data para este procedimento.