GINECOMASTIA

Ginecomastia

A ginecomastia, mais conhecida como a cirurgia para redução das mamas masculinas é a correção cirúrgica das glândulas mamárias demasiadamente desenvolvidas ou grandes. Trata-se de uma condição comum em homens de qualquer idade, podendo ser resultado de alterações hormonais, condições de hereditariedade, doença ou utilização de certas medicações.

A ginecomastia pode causar desconforto emocional e prejudicar a autoconfiança. Alguns homens passam a evitar determinadas atividades físicas e intimidade simplesmente para esconder sua condição.

A ginecomastia pode ocorrer unilateral ou bilateralmente e é caracterizada por:

• Excesso de gordura localizada,
  • Excesso de desenvolvimento do tecido glandular,
  • Uma combinação de ambos: excesso de tecido adiposo e glandular.

Como saber se a cirurgia é indicada para mim?

A cirurgia de ginecomastia é um procedimento individualizado e você deve fazê-lo para si mesmo, não para satisfazer os desejos de outra pessoa ou para tentar se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal.

Este procedimento será uma boa opção se:

• O paciente estiver fisicamente saudável e com peso relativamente normal;
  • O paciente tiver expectativas realistas;
  • O desenvolvimento da mama se estabilizou;
  • Caso o paciente sentir-se incomodado com a sensação de que suas mamas são muito grandes.

A cirurgia é melhor executada em:

• Homens cuja condição não pode ser corrigida através de tratamentos médicos alternativos;
  • Indivíduos saudáveis que não tenham doença com risco de vida ou condições médicas que possam prejudicar a cicatrização;
  • Não fumantes e não usuários de drogas;
  • Homens com visão positiva e metas específicas para melhorar os sintomas físicos da ginecomastia.

Quanto aos adolescentes, estes também podem se beneficiar da cirurgia, embora procedimentos secundários possam ser necessários, futuramente, devido à continuidade do desenvolvimento da mama.

Durante a sua primeira com o cirurgião plástico, você deve estar preparado para discutir:

• Uso atual de medicamentos, vitaminas, medicamentos naturais, álcool, fumo e drogas, incluindo esteroides;

• Realizar exames diagnósticos para determinar a causa subjacente da ginecomastia, que podem incluir testes de sua função endócrina;
  • Examinar suas mamas e tirar medidas detalhadas de seu tamanho e forma, verificar a qualidade da pele, a posição dos mamilos e as aréolas;
  • Tirar fotos para seu prontuário médico;
  • Discutir suas opções e recomendar o tratamento mais adequado;
  • Discutir os prováveis resultados de correção de ginecomastia e quaisquer riscos ou complicações potenciais;
  • Discutir o tipo de anestesia a ser utilizada durante o procedimento.

Como devo me preparar previamente à cirurgia?

• Parar de fumar bem antes da cirurgia;
  • Solicitar a alguém que o acompanhe e fique com você, pelo menos, a primeira noite, após a cirurgia.

A decisão de se submeter à cirurgia de ginecomastia é pessoal e é você quem deve decidir se os benefícios atingirão seus objetivos e se os riscos e potenciais complicações são aceitáveis. Seu cirurgião plástico e/ou assistentes irão lhe explicar, em detalhes, os riscos associados à cirurgia.

• Alterações de sensibilidade na mama ou no mamilo, podendo ser temporárias ou permanentes;
  • Se a lipoaspiração é utilizada, riscos adicionais incluem contornos irregulares, flacidez residual da pele, pigmentação irregular, acúmulo de líquido (seroma);
  • Contorno e forma irregulares;
  • Alterações da pigmentação, inchaço e hematomas;
  • Danos em estruturas mais profundas tais como nervos, vasos sanguíneos, músculos e pulmões, podendo ocorrer de forma temporária ou permanente;
  • Alergias à fita, a materiais de sutura, a colas, a produtos derivados do sangue, a medicamentos tópicos ou injetáveis;
  • Assimetria de mama;
  • Necrose do tecido adiposo;

Após a cirurgia, um curativo cobrirá suas incisões e bandagem elástica ou malha podem ser usadas para diminuir o inchaço e dar sustentação à mama operada. Um dreno pode ser temporariamente colocado sob a pele para drenar qualquer excesso de sangue e de fluido que possam acumular.

Você receberá instruções especiais, incluindo como cuidar da mama após a cirurgia, os medicamentos para tomar por via oral para ajudar a reduzir o risco de infecção, preocupações específicas a procurar no local da cirurgia ou em sua saúde geral, e quando será a consulta de retorno com seu cirurgião plástico.

Se você sentir falta de ar, dores no peito ou batimentos cardíacos anormais, procure atendimento médico imediatamente. Se algumas destas complicações ocorrem, você pode precisar de internação e de tratamento adicional.

O procedimento de ginecomastia deixará cicatrizes?

Qualquer tratamento cirúrgico para ginecomastia exige incisões. Enquanto a maioria das linhas de incisão é escondida dentro de contornos naturais, algumas podem ser visíveis.

É muito importante seguir as recomendações do seu cirurgião plástico e comparecer aos retornos de acompanhamento, como previsto. Em muitos casos, os resultados da redução da mama em homens são permanentes. No entanto, se a ginecomastia for resultante da utilização de medicamentos, drogas, incluindo esteroides, ou aumento de peso, a retirada das drogas desencadeantes e a manutenção de peso estável poderão ajudar a manter os resultados. Converse com o seu médico antes de iniciar novos medicamentos.

Por fim, vale ressaltar que a prática da medicina e da cirurgia não é uma ciência exata. Apesar de bons resultados serem esperados, não há garantia. Em algumas situações, pode não ser possível atingir os melhores resultados com um único procedimento cirúrgico, sendo necessária uma nova cirurgia. Para mais dúvidas consulte o site da Sociedade Brasileira de cirurgia plástica.