Lifting de Mama

Comumente referida como cirurgia de lifting de mama, a mastopexia reposiciona a aréola e o tecido mamário, removendo o excesso de pele e comprimindo o tecido para compor o novo contorno da mama.

Os seios da mulher muitas vezes mudam com o tempo, perdendo sua forma jovem e firmeza. Estas alterações e perda da elasticidade da pele podem ocorrer devido a:

• Gravidez;
  • Amamentação;
  • Oscilações de peso;
  • Envelhecimento;
  • Gravidade;

Às vezes, a aréola torna-se alargada ao longo do tempo, e a lifting de mama poderá reduzi-la. O procedimento pode ter um caráter rejuvenescedor, já que o perfil conseguido no pós-operatório é o de uma mama jovem e firme.

O lifting de mama não altera, significativamente, o tamanho dos seios ou preenche a parte de cima da mama (colo). Se você quiser ter mamas mais volumosas, considere a cirurgia de aumento (próteses). Se desejar seios menores, considere a combinação de elevação da mama e de cirurgia de redução.

Abaixo relacionamos os principais questionamentos e respectivas respostas que, frequentemente, são de interesse de pacientes potenciais para este tipo de procedimento:

Como saber se a Lifting de Mama é indicada para mim?

É um procedimento individualizado e você deve fazê-lo para si mesma, não para satisfazer os desejos de alguém ou para tentar se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal.

Poderá ser uma boa opção se:

• O paciente estiver fisicamente saudável e mantiver um peso estável;
  • Pacientes não-fumantes;
  • Pacientes com expectativas realistas;
  • O paciente está incomodado com a sensação de que seus seios perderam forma e volume;
  • Seus seios têm forma alongada ou estão pendentes;
  • Quando não sustentado, seus mamilos se posicionam abaixo do sulco da mama;
  • Seus mamilos e aréolas apontam para baixo;
  • O paciente tem pele flácida e aréolas alargadas;
  • Uma das mamas é mais baixa que a outra.

• Uso atual de medicamentos, vitaminas, medicamentos naturais, álcool, fumo e drogas, incluindo esteroides;
  • Cirurgias prévias;
  • Histórico familiar de câncer de mama e resultados de mamografias ou biópsias anteriores.

• Examinar seus seios, tirar medidas detalhadas de seu tamanho e forma, analisar a qualidade da pele e a posição dos mamilos e aréolas;
  • Discutir suas opções e recomendar um tratamento;
  • Discutir os resultados esperados e quaisquer riscos ou complicações potenciais;
  • Discutir o tipo de anestesia para o procedimento.

Não deixe de pedir a alguém que o acompanhe e fique com você, pelo menos, a primeira noite, após a cirurgia.

Como devo me preparar previamente à cirurgia?

• Realizar uma mamografia de base antes da cirurgia e outra após a cirurgia para ajudar a detectar quaisquer mudanças futuras no seu tecido mamário;
  • Parar de fumar bem antes da cirurgia;
  • Evitar tomar aspirina, antiinflamatórios e medicações naturais, pois podem aumentar o sangramento.

A decisão de se submeter à cirurgia de lifting de mama é pessoal e é você quem deve decidir se os benefícios estarão de acordo com seus objetivos e se os riscos e possíveis complicações são aceitáveis. Seu cirurgião plástico e/ou equipe irão lhe explicar, em detalhes, os riscos associados à cirurgia.

Você deverá assinar o termo de consentimento para assegurar que compreendeu plenamente o procedimento ao qual irá se submeter e quaisquer riscos ou complicações potenciais, que são:

• Cicatriz desfavorável na mama;
  • Má cicatrização das incisões;
  • Alterações de sensibilidade do mamilo ou da mama, que podem ser temporárias ou permanentes;
  • Riscos da anestesia;
  • Contorno e forma da mama irregularidades;
  • Descoloração da pele, alterações da pigmentação, inchaço e hematomas;
  • Danos em estruturas mais profundas tais como nervos, vasos sanguíneos, músculos e pulmões – de forma temporária ou permanente;
  • Alergia ao material do curativo, ao fio de sutura, a colas, aos derivados do sangue, a medicações tópicas ou injetadas;
  • Assimetria da mama,
  • Necrose do tecido adiposo (necrose gordura);
  • Rigidez excessiva do peito;
  • Possibilidade de perda parcial ou total do mamilo e da aréola;

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES

• A cirurgia pode interferir nos procedimentos de diagnóstico;
  • Piercing na mama e no mamilo podem causar infecção;
  • A cirurgia de mama não interfere na gravidez, mas, se você estiver planejando ter filhos, deve saber que a pele da mama pode estirar, podendo perder os resultados da mastopexia, com a possibilidade de dificuldade de amamentação após a cirurgia.

Após o procedimento, serão colocados curativos sobre as incisões. Será necessário usar uma bandagem elástica ou sutiã para minimizar o inchaço e sustentar a mama.

Um dreno pode ser temporariamente colocado sob a pele para drenar qualquer excesso de sangue e de fluido que possam acumular após a cirurgia.

Você receberá instruções especiais, incluindo como cuidar de seus seios após a cirurgia de lifting de mama, medicamentos para tomar por via oral para ajudar a reduzir os riscos de infecção e acompanhamento pós-operatório com o cirurgião plástico.

Se você sentir falta de ar, dores no peito ou batimentos cardíacos anormais, procure atendimento médico imediatamente. Se algumas destas complicações ocorrem, você pode precisar de internação e de tratamento adicional.

O resultado de sua mama aparecerá ao longo dos meses, com a forma e a posição da mama mais agradáveis. As cicatrizes são permanentes, mas, na maioria das vezes, melhora significativamente ao longo do tempo.

Com o tempo, seus seios podem continuar a mudar devido ao envelhecimento e à gravidade. Os resultados permanecerão mais tempo se você mantiver o peso e o estilo de vida saudável.

A mastopexia geralmente não afeta a função de amamentação, no entanto, se você estiver planejando engravidar, converse com o cirurgião plástico. As mudanças que ocorrem nos seios durante a gravidez podem minimizar os resultados da cirurgia. Da mesma forma, planos de perda de peso também devem ser discutidos.

E ainda, vale lembrar que a prática da medicina e da cirurgia não é uma ciência exata. Apesar de bons resultados serem esperados, não há garantia. Em algumas situações, pode não ser possível atingir os melhores resultados com um único procedimento cirúrgico, sendo necessária uma nova cirurgia.

Para mais detalhes visite o site da Sociedade Brasileira de cirurgia plástica.