Rejuvenescimento da pele

Rejuvenescimento

Rejuvenescimento da pele

O rejuvenescimento da pele, também conhecido como resurfacing, pode ser realizado de várias maneiras, que vão desde laser, luz, tratamentos baseados em energia a peeling químico e demais métodos não abrasivos.

Se você quer melhorar a aparência da sua pele, o rejuvenescimento da pele pode ser bom para você. O rejuvenescimento da pele pode ser obtido de várias maneiras já descritas acima, e o resultado é uma aparência de pele mais suave, clara e jovem.

O resurfacing a laser melhora a aparência de rugas e linhas finas de toda a face, ou aquelas que se desenvolvem em regiões específicas do rosto tais como o lábio superior e ao redor dos olhos.

Os tratamentos a laser e luz, ou peelings químicos especialmente formulados, tratam disfunção de pigmentação, tais como manchas do sol e da idade. Uma análise cuidadosa da cor natural e do seu tipo de pele irá determinar o tratamento mais adequado para você, a fim de minimizar o risco de desenvolvimento de pigmentação adicional ou perda de pigmentação (clareamento da pele).

Laser e o resurfacing fracionado

O laser e o resurfacing fracionado, ou resurfacing mecânico tal como a dermoabrasão, podem melhorar a aparência de cicatrizes de acne, assim como demais condições da pele. O grau de cicatrização, o seu tipo de pele e a cor determinarão as opções de tratamento indicadas para você.

Este tratamento se aplica em casos de:

• Rugas estáticas: estas rugas são sempre visíveis e não mudam de aparência com os movimentos faciais;
  • Rugas dinâmicas: estas são as linhas de expressão que podem aparecer como pregas quando a pele não está se movendo, e aprofundar com os movimentos faciais ou expressões;
  • Pigmentação: sardas, manchas de sol, melasma, manchas escuras ou demais manchas escuras resultantes, principalmente, da exposição ao sol;
  • Cicatrizes: resultado de acne ou ferimentos na pele;
  • Doença vascular: vasos sanguíneos visíveis na superfície da pele, lesões vasculares que aparecem como minúsculas bolhas de sangue ou mesmo um rubor facial constante;
  • Perda de tonalidade da pele: enfraquecimento da estrutura de sustentação da pele (fibras de colágeno e elastina), que resulta em perda de firmeza da pele, ou desenvolvimento de celulite.

Como saber se o resurfacing a laser é ou não indicado para mim?

O procedimento de rejuvenescimento da pele é individualizado e você deve fazê-lo para si mesmo, não para satisfazer os desejos de outra pessoa ou para se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal. Bons candidatos são aqueles que estejam fisicamente saudáveis; que não são fumantes; e indivíduos com perspectiva positiva e expectativas realistas do procedimento.

• A razão pela qual quer fazer o tratamento, suas expectativas e o resultado desejado;
  • Condições médicas, alergias medicamentosas anteriores e tratamentos médicos prévios;
  • Uso atual de medicamentos, vitaminas, medicamentos naturais, fumo, álcool e drogas;
  • Tratamentos estéticos prévios.

• Avaliar seu estado geral de saúde e todas as condições pré-existentes de saúde ou fatores de risco;
  • Examinar e medir o seu rosto;
  • Discutir suas opções e recomendar um tratamento;
  • Discutir prováveis resultados do procedimento e quaisquer riscos ou complicações potenciais.

Quais os riscos do procedimento e as informações de segurança das quais devo estar ciente?

A decisão de se submeter ao tratamento é pessoal e é você quem deve decidir se os benefícios atingirão seus objetivos e se os riscos e potenciais complicações são aceitáveis.

• Irregularidades de pigmentação;
  • Mudanças na textura;
  • Irregularidades na superfície da pele;
  • Queimaduras e cicatrizes.

O que acontecerá após a execução do procedimento?

Quando o procedimento for finalizado, você será instruído sobre como cuidar da pele tratada. Você também receberá instruções especiais, incluindo cuidados específicos com o local do procedimento, e acompanhamento pós-operatório com o cirurgião plástico.

Uma série de tratamentos são necessários para que se alcance melhora na textura e na clareza da pele. Tratamentos repetidos são essenciais para que se mantenham os resultados alcançados.

Proteção solar absoluta é essencial no primeiro ano após se submeter a qualquer um dos tratamentos de resurfacing para evitar pigmentação irregular. Proteção solar diligente durante toda a vida ajudará a manter sua nova pele mais macia e jovem.

Quais resultados posso esperar do resurfacing?

Os resultados do resurfacing / rejuvenescimento da pele são variáveis dependendo da tecnologia ou do tratamento prescrito para você. Após o tratamento, sua pele vai continuar a envelhecer naturalmente e pode desenvolver condições semelhantes às que foram tratadas, ou demais problemas de pele.

O procedimento de resurfacing / rejuvenescimento de pele podem produzir melhora acentuada nas condições da pele e em sua aparência geral. As tecnologias e os tratamentos disponíveis estão avançando rapidamente e você pode se surpreender com a melhora que pode ser obtida através de processos relativamente simples.

Veja mais detalhes no site da Sociedade Brasileira de cirurgia plástica.